Xanthohumol: o poderoso antioxidante escondido no Lúpulo

Xanthohumol: o poderoso antioxidante escondido no Lúpulo

A flor de lúpulo, também conhecida como lúpulo ou pé-de-galo, é uma trepadeira que pertence à espécie Humulus lupulus, da família Cannabaceae. Esta planta é nativa da Europa, Ásia Ocidental e América do Norte, devido a desenvolver-se nos climas frios, e o seu uso mais popular é no fabrico da cerveja, pois é ela a responsável por conferir à bebida o seu sabor amargo e aroma. 

Mas os usos do lúpulo vão além da cerveja, esta planta é usada há séculos com propósitos medicinais graças ás suas vastas propriedades protetoras e estimulantes da saúde, nos mosteiros e conventos era usada para a saúde mental e sistema endocrino.

Xanthohumol é um excecional flavonoide antioxidante que se obtém unicamente a partir do extrato da flor do lúpulo, e que tem despertado o interesse devido aos seus potenciais benefícios para a saúde:

 

Antioxidante

O xanthohumol tem propriedades antioxidantes que neutralizam os radicais livres no corpo, reduzem o stress oxidativo e protegem as células contra os danos causados pela idade e doenças. Os compostos fenólicos presentes nos cachos de lúpulo tornam este composto, um dos mais antioxidantes mais potentes do reino vegetal.

 

Anti-inflamatório

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o xanthohumol ajuda a reduzir a inflamação no corpo, sendo um aliado poderoso no combate às doenças inflamatórias como artrite, doenças cardiovasculares e doenças autoimunes.

 

Ansiolítico

Usada por séculos para combater problemas relacionados com o sono e ansiedade pelo clero, o xanthohumol é um aliado para combater insónia e a agitação nervosa. Estudos comprovam que a combinação deste com valeriana pode ser tão eficaz como soníferos sintéticos mas sem os efeitos secundários associados a estes. 

 

Atividade anticancerígena 

Estudos demonstram que o xanthohumol pode combater o aparecimento e crescimento de células cancerígenas e até induzir a apoptose (morte celular programada) em alguns tipos de cancro como o da mama e próstata.

 

Redução de problemas e sintomas da menopausa

Devido à sua alta presença de fito-estrogénio, este composto pode ajudar a diminuir os efeitos e desconforto associados à menopausa, como os afrontamentos e a reabsorção óssea que pode desenvolver para a osteoporose.

 

Proteção cardiovascular

Alguns estudos mostram que o xanthohumol tem efeitos positivos no sistema cardiovascular, ao reduzir a pressão arterial e o colesterol, e ao reduzir o risco de aterosclerose.

 

Fontes

Dmoszyńska-Graniczka, M., Gagoś, M., Katarzyna Król, S., Sławińska-Brych, A., Stepulak, A., and Zdzisińska, B. “Xanthohumol inhibits cell cycle progression and proliferation of larynx cancer cells in vitro”. Chemico-Biological Interactions, Volume 240, 5 October 2015, Pages 110-118

Magalhaes P.J., Almeida S.M., Carvalho A.M., Gonçalves L.M., Pacheco J.G., Cruz J.M., Guido L.F., Barros A.A. “Influence of malt on the xanthohumol and isoxanthohumol behavior in pale and dark beers: a micro-scale approach." Food Res. Int. 2011;44:351–359.

Peluso M.R., Miranda C.L., Hobbs D.J., Proteau R.R., Stevens J.F. “Xanthohumol and related prenylated flavonoids inhibit inflammatory cytoquine production in LPS activated THP-1 monocytes: structure-activity relationships and in silico binding to myeloid differentiation protein-2(MD-2)” Planta Med. 2010;76:1536–1543. 

Colgate E.C., Miranda C.L., Stevens J.F., Bray T.M., Ho E. “Xanthohumol, a prenylflavonoid derived from hops induces apoptosis and inhibits NF-kappaB activation in prostate epithelial cells”. Cancer Lett. 2007;246:201–209

 

Adicione Xanthohumol à sua rotina: 

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.