Própolis e o sistema imunitário

Própolis e o sistema imunitário

O própolis é um complexo de resinas produzido nas colmeias. As abelhas produzem o própolis a partir do que recolhem das plantas e flores, e consoante o ambiente em que estão inseridas, vai influenciar o tipo e a qualidade do própolis que é produzido. O própolis verde é uma variação rara e potente, resultante do processo de mistura de enzimas salivares das abelhas com a resina de uma planta específica, o Baccharis dracunculifolia.

Como o Própolis fortalece a imunidade?

Para entender como podemos ser beneficiados pelas propriedades protetoras e defensoras do própolis verde, vamos analisar alguns dos seus compostos e como estes poderão ter um efeito positivo no nosso sistema imunitário.

  • Zinco - é necessário para o desenvolvimento de células imunitárias e habilita o corpo a responder eficazmente contra inflamações. Inclusive, diversos estudos mostram que suplementos que contém zinco, poderão ajudar a proteger e reforçar o sistema para lidar com infeções do trato respiratório, como a gripe e infeções respiratórias.
  • Vitamina C - provavelmente o composto natural mais popular usado na prevenção contra infeções devido ao seu importante papel no reforço do sistema imunitário. Um dos vários benefícios da Vitamina C são as suas propriedades antioxidantes, que aliviam o stress oxidativo que ocorre quando existe acumulação de radicais livres nas células, que enfraquecem o sistema imunitário e estão ligadas à ocorrência de várias doenças.
  • Ácido cafeico - tem propriedades antivirais, antioxidantes e antibacterianas, e estimula a produção de citocinas, proteínas cruciais para a comunicação entre as células do sistema imunológico;
  • Artepilin C - fenólico com um efeito modelador do sistema imunitário, ativa a atuação de macrófagos e produção de imunoglobina, essencial contra infeções virais.

 

Própolis Verde na I2Nutri

Devido à exclusiva produção de própolis verde a partir do Baccharis dracunculifolia, isso limita a sua existência e extração às zonas onde a planta é autóctone, o que torna o produto dela tão exclusivo e difícil de obter. É possível encontrá-la no cerrado brasileiro, regiões como o nordeste de São Paulo, sul de Minas Gerais, entre outras. 

O interesse pelas abelhas começou desde cedo para o Dr. João Gil Pereira que como adolescente já cuidava de colmeias. Atualmente, o fundador da marca e conceito i2, com base numa vasta experiência de mais 30 anos na área da Medicina Integrativa, acredita que as abelhas e os diversos produtos naturais das mesmas, podem ser terapêuticos e preventivos para a gestão de sintomas de doenças como o cancro, diabetes, alzheimer e fibromialgias.

Atualmente, a procura pelo melhor própolis do mundo levou a i2 para solo brasileiro. Para além de produção própria, a i2 tem várias parcerias com apicultores experientes por todo o Brasil, dando-nos assim acesso privilegiado às diferentes variedades de própolis que crescem em distintos pontos do país.

 

Bibliografia

Bankova, Vassya. “Recent trends and important developments in propolis research.” *Evidence-based complementary and alternative medicine : eCAM* vol. 2,1 (2005): 29-32. doi:10.1093/ecam/neh059

Pasupuleti, Visweswara Rao et al. “Honey, Propolis, and Royal Jelly: A Comprehensive Review of Their Biological Actions and Health Benefits.” *Oxidative medicine and cellular longevity* vol. 2017 (2017): 1259510.

Massaro F, Brooks P, Wallace H & Russel F: Cerumen of Australian stingless bees (*Tetragonula carbonaria*):gas chromatography-mass spectrometry fingerprints ant potencial anti-inflamatory properties. Naturwissenschaften 98:329-337, 2011

Syed Ishtiaq Anjum et al. “Composition and Functional Properties of propolis (bee glue): A review”, Saudi Journal of Biological Sciences. Vol 26 Issue 7 (November 2019) 1695-1703.

 

Veja os nossos produtos disponíveis com própolis verde

 

 

 

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.