COCO – UMA FRUTA DIVINAL

COCO – UMA FRUTA DIVINAL

O coqueiro é frequentemente referido como a “árvore do céu” devido à sua altura e, claro, ao belo ambiente em que cresce. Os coqueiros são cultivados há mais de 3.000 anos, e hoje em dia fornecem cerca de 8% da procura global de óleo vegetal.

Claro que o uso do coqueiro vai muito além da extração do seu óleo – espantosamente, esta árvore é um recurso para múltiplas necessidades da indústria e dos consumidores.
O domínio do seu uso varia desde um ingrediente para uma grande variedade de alimentos e bebidas até material de construção.
Por exemplo, madeira de palma e fetos servem como materiais de construção para cabanas; as fibras podem ser transformadas em paredes de casas, cestos ou tapetes; e as cascas secas de coco podem ser usadas como combustível. Claramente, as opções são abundantes.

Quais os principais benefícios?

Podemos, portanto, referirmo-nos ao coco, a fruta do coqueiro, como uma fruta divinal. É sem dúvida um dos alimentos mais nutritivos para a nossa saúde. Em suas mais diversas formas e composições, a fruta possui um arsenal de substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Entre os muitos benefícios destaca-se:

Ajudar a perder peso, pois é baixo em hidratos de carbono e alto em fibra, o que aumenta a saciedade;
Melhorar a função intestinal, pois é rico em fibra;
Atuar como antioxidante e previne doenças, pois é rico em vitaminas A, C e E;
Reforçar o sistema imunitário, uma vez que contém ácido láurico, que previne a proliferação de fungos, vírus e bactérias;
Repor minerais que se perdem durante a atividade física, pois contém zinco, potássio, selénio, cobre e magnésio.
A gordura que ajuda a perder peso

Todas as partes dos coqueiros e dos cocos podem ser usadas. No âmbito da saúde, na i2 damos muito valor ao coco. Destacamos neste artigo o óleo de coco e o açúcar de coco.
O óleo de coco é produzido cortando e secando a “copra” (a carne seca) do coco, que é depois prensada num moinho de óleo.
Entre os benefícios diretos indicamos o fortalecimento do sistema imunitário, ajuda à função da tiroide, melhorar o humor e a queima de gordura.
Como é que uma gordura incentiva à perda de peso? O óleo de coco é uma rica fonte de triglicéridos de cadeia média (MCTs), um tipo de gordura saturada. Estudos têm mostrado que o consumo de MCTs pode aumentar o número de calorias que o teu corpo queima. Ao fazer isso, promovemos a perda de peso.
Além disso, tem uma poderosa capacidade hidratante quando aplicado na pele ou no cabelo, razão pela qual é um ingrediente básico de vários produtos de beleza, tais como loções e cremes.
Na preparação dos alimentos, o óleo de coco é a melhor alternativa porque é muito estável e não altera a sua estrutura química quando exposta a altas temperaturas, permanecendo saudável durante a cozedura.

Um açúcar saudável!

O açúcar de coco provém da seiva do coqueiro e não dos cocos ele retém muitos nutrientes encontrados no coqueiro – principalmente ferro, zinco, cálcio e potássio.
Estes nutrientes podem suportar o corpo de inúmeras maneiras, mas o açúcar de coco não contém o suficiente deles por porção para oferecer um benefício mensurável.
Ainda assim, existem potenciais benefícios para a saúde. Especialmente em comparação com outros açucares ou adoçantes.
Por exemplo, pode prevenir o baixo nível de açúcar no sangue. O corpo depende da glicose para obter energia. O açúcar de coco pode ajudar a aumentar os níveis de glicose no sangue e prevenir condições como baixo açúcar no sangue, ou hipoglicemia.
Mais, o açúcar de coco também contém a inulina de fibra solúvel, que está ligada a um menor risco de picos de açúcar no sangue. Podemos dizer que é um açúcar que ajuda a controlar “os açúcares”.

 

Veja os nossos produtos com coco na composição

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.