Ashwagandha: perspectivas modernas sobre o remédio milenar

Ashwagandha: perspectivas modernas sobre o remédio milenar

A ashwagandha é uma erva medicinal usada há séculos na medicina ayurvédica. Originária da Índia e de outras partes da Ásia, também é conhecida como Withania somnifera ou ginseng indiano. A parte normalmente utilizada da ashwagandha é a raiz, que pode ser consumida na forma de chá, cápsulas ou líquido, e é frequentemente utilizada como suplemento para promover o bem-estar geral

 

Benefícios

Diminuição do stress e ansiedade

Devido às suas propriedades adaptogênicas, a ashwagandha pode ajudar o corpo a lidar melhor com o stress físico, mental e emocional. Ela pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol, a hormona do stress, no organismo.

Combate a insónia

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas mostrou que a ashwagandha produz atividade GABA-like. O GABA é um neurotransmissor com atividade inibidora, ou seja, diminui o número de células nervosas disparadas no cérebro, causando um efeito relaxante e pode ajudar a induzir o sono.

Aumento da energia e resistência

Ao melhorar a qualidade do sono, a ashwagandha melhora os níveis de energia durante o dia. Ela também aumenta a capacidade do corpo de lidar com o stress físico, causando uma sensação de maior vitalidade.

Atividade neuroprotetora

Pesquisas comprovam que a ashwagandha tem a capacidade de proteger as células do cérebro contra as ameaças do nosso estilo de vida moderno, como a má nutrição, as toxinas ambientais e o stress. 

Fortalecimento do sistema imunológico

Estudos demonstram que a ashwagandha tem efeitos significativos sobre a produção de glóbulos brancos, atuando como imunorregulador. Além disso, também comprovam que promove o aumento de células imunitárias no sangue. 

Propriedades antienvelhecimento

Um estudo realizado num grupo de 101 homens saudáveis com idades entre os 50 e os 59 anos, demonstrou que os indivíduos que receberam uma dosagem de ashwagandha de 3 gramas ao dia, durante um ano, apresentaram melhorias na contagem de glóbulos vermelhos, no aspeto do cabelo e na musculatura. 

Aumento do desejo sexual

O mesmo estudo realizado no grupo de 101 homens referido anteriormente, também comprovou que os indivíduos que foram sujeitos a doses de ashwagandha diária por um ano, também apresentaram melhoras no desempenho sexual, comprovando que esta erva pode ser usada como estimulante sexual.

 

Contra-indicações

Apesar do consumo de ashwagandha ser seguro, este não é recomendado a gestantes, lactantes, crianças e pessoas com problemas graves nos rins ou fígado.

Estudos em animais também sugerem que esta erva pode aumentar as hormonas da tiróide, pelo que não é recomendada a pessoas com hipertireoidismo. 

 

Confira o nosso suplemento natural com Ashwagandha

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.