Com o crescente interesse em dietas baseadas em plantas e a busca por alternativas saudáveis para suplementos de proteína animal, surge a questão: as proteínas vegetais são tão eficazes quanto o whey protein?
Qual a proteína mais saudável?
Não há uma resposta direta a esta pergunta. O mais importante é definir se a proteína que estamos a tomar é ou não de alta qualidade.
Em geral, para uma proteína ser de alta qualidade está dependente da resposta a algumas perguntas, por exemplo:
- Qual a quantidade de gramas de proteína por dose?
- Será que o meu corpo a vai conseguir digerir?
- Que aminoácidos estão disponíveis nesta proteína?
- Será que o meu corpo conseguirá usar os aminoácidos?
- Contém ingredientes considerados inflamatórios?
Todas as fontes de proteína contém um perfil de aminoácidos diferente. A maneira como o corpo usa e digere esses aminoácidos irá determinar se a proteína vai ajudar na recuperação, ganhos musculares, perda de peso ou se simplesmente estaremos a adicionar calorias à nossa dieta.
Quais as vantagens da proteína vegetal?
Quem tem intolerância à lactose ou quem adotou o vegetarianismo ou um estilo de vida vegan, procurará alternativas à proteína de origem animal, como é a whey.
Para quem entende a importância dos aminoácidos essenciais, esta pode ser uma procura difícil, porque poucas plantas são fontes completas de proteína. Contudo, não existem evidências que os suplementos de proteína vegetal sejam menos eficazes que os de whey. Um estudo publicado no Nutrition Journal comparou e avaliou os efeitos das diferentes proteínas em indivíduos submetidos a treinos de força, e concluiu que, após oito semanas de suplementação, em ambos os grupos, houve um aumento de massa muscular e redução de gordura.
Além disso, há reais vantagens na proteína vegetal. A quantidade de fibra presente nos legumes, vegetais, grãos e sementes entre outras, contribui para um melhor funcionamento do intestino, melhorando a digestão. A combinação de fibra com proteína significa que o corpo demorará mais a digerir as proteínas vegetais, o que por sua vez levará a um melhor metabolismo capaz de queimar mais gordura com mais facilidade. Pela reduzida presença de colesterol e gorduras saturadas nos alimentos que formam uma dieta vegan ou vegetariana, podemos concluir que problemas cardiovasculares também terão o seu risco reduzido.
Vitta Vega
O Vitta Vega é um batido de proteínas premium e 100% vegan, com uma combinação de proteínas de origem vegetal com alimentos verdes que contém uma abundância de nutrientes tais como antioxidantes, desintoxicantes, hidratos de carbono de baixo indice glicémico e fibras prebióticas e probióticas.
O Vitta Vega é um batido completo que contem inúmeras proteínas vegetais como, proteína de ervilha, de arroz, de girassol e de cânhamo. A proteína de ervilha contém cerca de 85% de proteínas, que comparado com o whey isolado, contém aproximadamente 88% de proteínas, além de conter quantidades significativas de aminoácidos essenciais como a leucina, que é essencial na estimulação da síntese de proteína nos músculos.
São batidos totalmente isentos de OGM (Organismos Geneticamente Modificados) e edulcorantes químicos (como a sucralose e aspartame).
Prove agora as nossas proteínas: